segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mais um torneio de Saimoe no blog

Com a não realização do Korea Best Moe nesta temporada, o grupo de competições deste tipos mais conhecidos aqui no ocidente, principalmente aqui no Brasil ficou resumido ao International Saimoe League conhecido também como ISML e ao Anime Saimoe Tournament, o torneio japonês que deu origem a todos os outros.


O blog AMVeSaimoe acompanha também o torneio AnimeFans Saimoe Tournament que é chines, e não é muito conhecido por aqui, mas é consolidado e já tem disputas a desde 2008 e como ficou orfã de uma quarta opinião que sempre diferem em relação a culturas e muito outros fatores que demonstra que personagens que vão bem em um torneio não tem o mesmo destaque no outro.

Um exemplo é a Kanade que domina o ISML a algum tempo e nem pode participar dos outros dois citados por suas regras não deixar candidatas que não tenha trabalhos lançados no ultimo ano participar. Enquanto que o anime Saki sempre causou furor no Anime Saimoe e nunca passou das eliminatórias no ISML.
Com o intuito de trazer mais uma avaliação de opinião descobri que um site/forum sobre animes  que tem seu próprio torneio e algum respeito de critica, mesmo que com votações quase irrisórias da para se ver mais uma diversidade nas personagens que o disputa.
O anime Saki só se destaca no Anime Saimoe Tournament japonês

Seguindo com esfera eliminatória ao padrão Anime Saimoe japonês ele tem como mérito ser de um país europeu, este é o polonês Saimoe Senpuu do fórum/site SenpuuSociety e que já esta em sua terceira temporada.

Vou focar na temporada atual que foi dividida em oito grupos e dos quais havia emparelhamentos de 3 fases divididos em dois sub-grupos, como exemplo o Grupo A era subdividido em A1 e A2 e as vencedoras se enfrentariam em uma final que definiria a campeã do grupo A.

Com 296 candidatas que começaram o torneio que também tem a regra de as personagens terem que ter aparecido em algum anime/OVA/Filme/Jogo/Novel no ultimo ano para poder participar, e como os outros teve um periodo de indicações e preliminares até chegar a este numero.

O torneio teve nesta fase classificatória desde 20 de Agosto ultimo e segue agora com as primeiras finais de grupo que ao escrever este texto estava em votação pelos grupos A,B,C e D. Mas apenas para situarmos como foi o desenvolvimento comentarei por cima personagens de destaque que estavam em cada grupo e quais chegaram a disputa da final de cada um.

Pelo grupo A tinhamos a Mikasa Ackermann(Shingeki no Kyojin),Kousaka Kirino(Ore no Imouto),Kuroyukihime(Accel World),Misaka Mikoto(To Aru Majutsu),Tsubasa Hanekawa(Bakemonogatari) e as personagens que chegaram a sua decisão foram Liliana Krancar(Campione!) contra a Misaka Mikoto(To Aru Majutsu).

No grupo B as personagens mais conhecidas eram a Shirakiin Ririchiyo(Inu x Boku SS), Makise Kurisu(Steins;Gate),Katsura Hinagiku(Hayate no Gotoku), Yuuki Asuna(Sword Art Online) e a Oshino Shinobu(Bakemonogatari), e a final ficou por conta da própria Shinobu enfrentando a Morgiana(Magi).

O grupo C contava com a Elucia de Lute Ima(Kami Nomi zo Sekai),Konjiki no Yami(To Love Ru), Aoyama Nanami(Sakurasou no Pet na Kanojo), Chitanda Eru(Hyouka) e a Kuroneko(Ore no Imouto) e temos a final com a disputa entre Suzuno Kamazuki(Hataraku Maou-sama!) contra a Chitanda Eru(Hyouka).


Seguindo com o grupo D as personagens de maior destaque eram Kashiwazaki Sena(Boku Wa Tomodachi), Aragaki Ayase(Ore no Imouto),Yui(Sword Art Online) e a Rikka Takanashi(Chuunibyou Demo Koi) que fará a final contra a Kuru Usagi(Mondaiji-tachi Ga Isekai).

Como integrantes do grupo E as personagens mais conhecidas eram a Mami Tomoe(Madoka Magica), Saber(Carnival Phantasm/Fate Stay Night/Zero),Nyaruko-san(Hayore!Nyaruko-san) e quem fará a final será a Ruiko Saten(To Aru Majutsu) contra a Irisviel Von Einzbern(Fate/Zero).

No grupo F as mais conhecidas eram a Kuroko Shirai(To Aru Majutsu), Suzuha Kirigaya(Sword Art Online), Haruna(Kore Wa Zombie),Kaname Madoka(Madoka Magica) e a Rias Gremory(High School DxD). Mas quem chegou a final foi a Araragi Tsukihi(Bakemonogatari) que enfrentará a Aika Fuwa(Zetsuen no Tempest) e a Asuka Kudou(Mondaiji-tachi Ga Isekai) que empataram na semifinal.


Pelo grupo G Toshaka Rin(Carnival Phantasm),Chihaya Ayase(Chihayafuru),Nagi Sanzenin(Hayate no Gotoku), Kyouko Sakura(Madoka Magica), Sanka Rea(Sankarea) e a Hasegawa Kobato(Boku Wa Tomodachi) eram as mais conhecidas, e a final será disputada pela Hakase Kusaribe(Zetsuen no Tempest) e pela Toshaka Rin(Carnival Phantasm/Fate Stay Night).

Fechando com o grupo H onde os destaques eram a Yozora Mikazuki(Boku Wa Tomodachi), Shinka Nibutani(Chuunibyou Demo Koi), C.C(Code Geass),Shiina Mashiro(Sakurasou no Pet na Kanojo),Eucliwood Hellscythe(Kore Wa Zombie),Sanae Dekomori(Chuunibyou Demo Koi) e a Akari Akaza(Yuru Yuri), chegando a final a dupla C.C(Code Geass) contra a Sasha Blouse(Shingeki no Kyoujin).

Como o ISML 2013 esta em seu final estarei acompanhando apartir de agora a fase decisiva deste torneio em conjunto com as próximas fases do Anime Saimoe 2013 até o inicio do ISML Male 2013 e dos torneios sazonais do verão e outono 2013 no mesmo ISML que será disputado simultaneamente.


Pela sessão AMV do Dia de hoje trago o video promocional do torneio que foi tema da postagem, o Anime Senpuu 2013

6 comentários:

  1. Um torneio Saimoe europeu? Interessante!

    Sinceramente os organizadores do ISML deveria ter um regulamento assim com esse torneio chamado Anime Senpuu, com partidas eliminatórias do tipo mata-mata, dividas em chaves, sem esse negócio de jogos do colar, separar novatas e veteranas, e outras coisas.

    Ou então seguir o regulamento do torneio japonês participando somente personagens de animes produzidas no ano corrente,nada de colocar personagens antigas, desde que tenham produções recentes, com algo praticamente perecido com direito inclusive a repescagem.

    Me diga caro Açougueiro,o que acha dessas ideias? Não acha que o ISML deveria passar por uma mudança no ano que vem? Seguindo um desses dois regulamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Assim como o nobre Açougueiro, acompanho o ISML tem tempo (no meu caso, desde 2009 mas com divulgação desde 2010).

      A proposta do ISML é justamente ser "diferenciada", com regras que não são aplicáveis aos outros torneios conhecidos. O que tange o diferencial, no ISML, é o fato das pessoas ao redor do mundo escolherem (pelo processo de nomeação) quem participará do torneio (excetuando as já pré-qualificadas para a Fase Preliminar).

      A separação de grupos foi algo muito discutível no ISML'2012, mas que ganhou um diferencial até mais condizente para o ISML'2013. Provavelmente esta segmentação será mantida no ISML'2014.

      De minha parte, acredito que o ISML poderia voltar apenas a ser o que era, sem a divisão das chaves, mas mantendo as disputas gerais por pontuação com um top'16 ao final do ano (incluindo a nomeação de participantes).

      Entretanto, o mais correto é aguardar o que o nobre Açougueiro tem a pautar como opinião.


      Até mais!

      Excluir
    2. Carlírio Neto

      Sou da mesma opinião que você relacionado ao fato de acabar no máximo com as divisões, porque este sistema da a chance de a personagem mostrar seu valor durante todo o torneio em si, não apenas da sorte de ter uma disputa mais fácil ou difícil em uma partida apenas. Na fase eliminatória sim, terá que mostrar seu valor real.

      Jarno Saratt

      Como respondi ao Carlírio que por sinal foi no blog dele que conheci o ISML, e tive a idéia de criar este blog referente ao tema. Acho que a unica alteração que deviria acontecer é retornar a disputa direta, sem divisões e se a personagem merece-se estar na disputa com veteranas ou não teria que provar o seu valor. Como citado por ele o diferencial do ISML é isso, a campanha da personagem no geral com colares e fases.

      Um tiro direto como é o Anime Saimoe e era o Korea Best Moe que não se sabe se volta deixa a margem da sorte dos confrontos, que acho até que são direcionados no Anime Saimoe dado alguns confrontos que aconteceu este ano.

      A regra de ter apenas personagens que tenha algum trabalho novo causaria outro descompasso com a proposta do ISML onde os eleitores indicam os personagens.

      Prefiro que permaneça assim, e que o Anime Saimoe, o AnimeFans e quem sabe até retorne o Korea Best Moe e o agora adicionado em meus projetos Anime Senpuu faça essa parte do tiro direto e muitas personagens.

      Excluir
    3. Só complementando, minha intenção inicial ao criar este blog era de realmente expandir a cultura sobre esse tipo de torneio por aqui(Brasil) também. E tendo uma edição local, já que o Ichiban Brasil não reflete uma disputa de personagens, e mais de um geral sobre animes. Ainda não esta descartada uma possível criação de um Saimoe Brasil que até passou pela mente na criação do nome do blog, mas além de ser necessário um aumento considerável de publico e uma certa propaganda maior nos meios "otakus" para tirar do papel. Mas não seria eliminatório direto, nem um ISML, mas todas teriam chances de mostrar seu valor e recuperar-se.

      Excluir
  2. Vamos por partes

    Se o ISML fosse igual ao Saimoe Senpuu, aí sim o campeonato ficaria mais interessante, menos cansativo e menos chato com partidas diretas mata-mata emocionantes, imaginem a sua personagem preferida cair logo de cara, e assim todas teriam direito de conquistar o título, e não teria esse tal de fandom (que é pegar feitiche por uma personagem) que você falou em um tópico anterior.

    Se o ISML publicasse uma enquete pra ver se o público era a favor de mudanças, eu votaria que sim, sou totalmente a favor de possíveis mudanças nas regras do torneio. Dito e feito.

    Agora se quer preferir como está, porque não aumenta o número de participantes, 72 candidatas (36 em cada divisão) é pouquíssimo, muitas candidatas boas ficam de fora nas preliminares, coloquem algo em torno 100 candidatas (50 em cada divisão) em disputa de pontos corridos sem jogos do colar, e no post-session teríamos 32 candidatas, com as 16 melhores de cada divisão se cruzando, a 1° da Nova com a 16° da Stella, a 1° da Stella com a 16° da Nova, a 2°da Nova com a 15° da Stella, a 2/ Stella com 15° da Nova e assim por diante, pronto dito e feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jarno Saratt

      Concordo com a parte que muitas candidatas ficam de fora na fase preliminar, mas não seria pelo motivo de mostrar que não tem capacidade de disputar um torneio mais longo.

      Respeito sua preferencia e até entendo que ache a formula de mata-mata direto mais interessante, mas ainda bato na mesma decla de que sorteios "arrumados" tiram a legitimidade do torneio.

      E nestes torneios rápidos ai sim os fandom fazem a festa, novamente citando o caso de Saki no Anime Saimoe, pode até ser bom para quem goste este anime, mas para colocar 6 das oito candidatas na fase eliminatória como aconteceu em 2012 e já havia acontecido em 2010 é coisa de Fandom que está ali votando sem olhar a quem.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mais um torneio de Saimoe no blog

Com a não realização do Korea Best Moe nesta temporada, o grupo de competições deste tipos mais conhecidos aqui no ocidente, principalmente aqui no Brasil ficou resumido ao International Saimoe League conhecido também como ISML e ao Anime Saimoe Tournament, o torneio japonês que deu origem a todos os outros.


O blog AMVeSaimoe acompanha também o torneio AnimeFans Saimoe Tournament que é chines, e não é muito conhecido por aqui, mas é consolidado e já tem disputas a desde 2008 e como ficou orfã de uma quarta opinião que sempre diferem em relação a culturas e muito outros fatores que demonstra que personagens que vão bem em um torneio não tem o mesmo destaque no outro.

Um exemplo é a Kanade que domina o ISML a algum tempo e nem pode participar dos outros dois citados por suas regras não deixar candidatas que não tenha trabalhos lançados no ultimo ano participar. Enquanto que o anime Saki sempre causou furor no Anime Saimoe e nunca passou das eliminatórias no ISML.
Com o intuito de trazer mais uma avaliação de opinião descobri que um site/forum sobre animes  que tem seu próprio torneio e algum respeito de critica, mesmo que com votações quase irrisórias da para se ver mais uma diversidade nas personagens que o disputa.
O anime Saki só se destaca no Anime Saimoe Tournament japonês

Seguindo com esfera eliminatória ao padrão Anime Saimoe japonês ele tem como mérito ser de um país europeu, este é o polonês Saimoe Senpuu do fórum/site SenpuuSociety e que já esta em sua terceira temporada.

Vou focar na temporada atual que foi dividida em oito grupos e dos quais havia emparelhamentos de 3 fases divididos em dois sub-grupos, como exemplo o Grupo A era subdividido em A1 e A2 e as vencedoras se enfrentariam em uma final que definiria a campeã do grupo A.

Com 296 candidatas que começaram o torneio que também tem a regra de as personagens terem que ter aparecido em algum anime/OVA/Filme/Jogo/Novel no ultimo ano para poder participar, e como os outros teve um periodo de indicações e preliminares até chegar a este numero.

O torneio teve nesta fase classificatória desde 20 de Agosto ultimo e segue agora com as primeiras finais de grupo que ao escrever este texto estava em votação pelos grupos A,B,C e D. Mas apenas para situarmos como foi o desenvolvimento comentarei por cima personagens de destaque que estavam em cada grupo e quais chegaram a disputa da final de cada um.

Pelo grupo A tinhamos a Mikasa Ackermann(Shingeki no Kyojin),Kousaka Kirino(Ore no Imouto),Kuroyukihime(Accel World),Misaka Mikoto(To Aru Majutsu),Tsubasa Hanekawa(Bakemonogatari) e as personagens que chegaram a sua decisão foram Liliana Krancar(Campione!) contra a Misaka Mikoto(To Aru Majutsu).

No grupo B as personagens mais conhecidas eram a Shirakiin Ririchiyo(Inu x Boku SS), Makise Kurisu(Steins;Gate),Katsura Hinagiku(Hayate no Gotoku), Yuuki Asuna(Sword Art Online) e a Oshino Shinobu(Bakemonogatari), e a final ficou por conta da própria Shinobu enfrentando a Morgiana(Magi).

O grupo C contava com a Elucia de Lute Ima(Kami Nomi zo Sekai),Konjiki no Yami(To Love Ru), Aoyama Nanami(Sakurasou no Pet na Kanojo), Chitanda Eru(Hyouka) e a Kuroneko(Ore no Imouto) e temos a final com a disputa entre Suzuno Kamazuki(Hataraku Maou-sama!) contra a Chitanda Eru(Hyouka).


Seguindo com o grupo D as personagens de maior destaque eram Kashiwazaki Sena(Boku Wa Tomodachi), Aragaki Ayase(Ore no Imouto),Yui(Sword Art Online) e a Rikka Takanashi(Chuunibyou Demo Koi) que fará a final contra a Kuru Usagi(Mondaiji-tachi Ga Isekai).

Como integrantes do grupo E as personagens mais conhecidas eram a Mami Tomoe(Madoka Magica), Saber(Carnival Phantasm/Fate Stay Night/Zero),Nyaruko-san(Hayore!Nyaruko-san) e quem fará a final será a Ruiko Saten(To Aru Majutsu) contra a Irisviel Von Einzbern(Fate/Zero).

No grupo F as mais conhecidas eram a Kuroko Shirai(To Aru Majutsu), Suzuha Kirigaya(Sword Art Online), Haruna(Kore Wa Zombie),Kaname Madoka(Madoka Magica) e a Rias Gremory(High School DxD). Mas quem chegou a final foi a Araragi Tsukihi(Bakemonogatari) que enfrentará a Aika Fuwa(Zetsuen no Tempest) e a Asuka Kudou(Mondaiji-tachi Ga Isekai) que empataram na semifinal.


Pelo grupo G Toshaka Rin(Carnival Phantasm),Chihaya Ayase(Chihayafuru),Nagi Sanzenin(Hayate no Gotoku), Kyouko Sakura(Madoka Magica), Sanka Rea(Sankarea) e a Hasegawa Kobato(Boku Wa Tomodachi) eram as mais conhecidas, e a final será disputada pela Hakase Kusaribe(Zetsuen no Tempest) e pela Toshaka Rin(Carnival Phantasm/Fate Stay Night).

Fechando com o grupo H onde os destaques eram a Yozora Mikazuki(Boku Wa Tomodachi), Shinka Nibutani(Chuunibyou Demo Koi), C.C(Code Geass),Shiina Mashiro(Sakurasou no Pet na Kanojo),Eucliwood Hellscythe(Kore Wa Zombie),Sanae Dekomori(Chuunibyou Demo Koi) e a Akari Akaza(Yuru Yuri), chegando a final a dupla C.C(Code Geass) contra a Sasha Blouse(Shingeki no Kyoujin).

Como o ISML 2013 esta em seu final estarei acompanhando apartir de agora a fase decisiva deste torneio em conjunto com as próximas fases do Anime Saimoe 2013 até o inicio do ISML Male 2013 e dos torneios sazonais do verão e outono 2013 no mesmo ISML que será disputado simultaneamente.


Pela sessão AMV do Dia de hoje trago o video promocional do torneio que foi tema da postagem, o Anime Senpuu 2013

6 comentários:

  1. Um torneio Saimoe europeu? Interessante!

    Sinceramente os organizadores do ISML deveria ter um regulamento assim com esse torneio chamado Anime Senpuu, com partidas eliminatórias do tipo mata-mata, dividas em chaves, sem esse negócio de jogos do colar, separar novatas e veteranas, e outras coisas.

    Ou então seguir o regulamento do torneio japonês participando somente personagens de animes produzidas no ano corrente,nada de colocar personagens antigas, desde que tenham produções recentes, com algo praticamente perecido com direito inclusive a repescagem.

    Me diga caro Açougueiro,o que acha dessas ideias? Não acha que o ISML deveria passar por uma mudança no ano que vem? Seguindo um desses dois regulamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Assim como o nobre Açougueiro, acompanho o ISML tem tempo (no meu caso, desde 2009 mas com divulgação desde 2010).

      A proposta do ISML é justamente ser "diferenciada", com regras que não são aplicáveis aos outros torneios conhecidos. O que tange o diferencial, no ISML, é o fato das pessoas ao redor do mundo escolherem (pelo processo de nomeação) quem participará do torneio (excetuando as já pré-qualificadas para a Fase Preliminar).

      A separação de grupos foi algo muito discutível no ISML'2012, mas que ganhou um diferencial até mais condizente para o ISML'2013. Provavelmente esta segmentação será mantida no ISML'2014.

      De minha parte, acredito que o ISML poderia voltar apenas a ser o que era, sem a divisão das chaves, mas mantendo as disputas gerais por pontuação com um top'16 ao final do ano (incluindo a nomeação de participantes).

      Entretanto, o mais correto é aguardar o que o nobre Açougueiro tem a pautar como opinião.


      Até mais!

      Excluir
    2. Carlírio Neto

      Sou da mesma opinião que você relacionado ao fato de acabar no máximo com as divisões, porque este sistema da a chance de a personagem mostrar seu valor durante todo o torneio em si, não apenas da sorte de ter uma disputa mais fácil ou difícil em uma partida apenas. Na fase eliminatória sim, terá que mostrar seu valor real.

      Jarno Saratt

      Como respondi ao Carlírio que por sinal foi no blog dele que conheci o ISML, e tive a idéia de criar este blog referente ao tema. Acho que a unica alteração que deviria acontecer é retornar a disputa direta, sem divisões e se a personagem merece-se estar na disputa com veteranas ou não teria que provar o seu valor. Como citado por ele o diferencial do ISML é isso, a campanha da personagem no geral com colares e fases.

      Um tiro direto como é o Anime Saimoe e era o Korea Best Moe que não se sabe se volta deixa a margem da sorte dos confrontos, que acho até que são direcionados no Anime Saimoe dado alguns confrontos que aconteceu este ano.

      A regra de ter apenas personagens que tenha algum trabalho novo causaria outro descompasso com a proposta do ISML onde os eleitores indicam os personagens.

      Prefiro que permaneça assim, e que o Anime Saimoe, o AnimeFans e quem sabe até retorne o Korea Best Moe e o agora adicionado em meus projetos Anime Senpuu faça essa parte do tiro direto e muitas personagens.

      Excluir
    3. Só complementando, minha intenção inicial ao criar este blog era de realmente expandir a cultura sobre esse tipo de torneio por aqui(Brasil) também. E tendo uma edição local, já que o Ichiban Brasil não reflete uma disputa de personagens, e mais de um geral sobre animes. Ainda não esta descartada uma possível criação de um Saimoe Brasil que até passou pela mente na criação do nome do blog, mas além de ser necessário um aumento considerável de publico e uma certa propaganda maior nos meios "otakus" para tirar do papel. Mas não seria eliminatório direto, nem um ISML, mas todas teriam chances de mostrar seu valor e recuperar-se.

      Excluir
  2. Vamos por partes

    Se o ISML fosse igual ao Saimoe Senpuu, aí sim o campeonato ficaria mais interessante, menos cansativo e menos chato com partidas diretas mata-mata emocionantes, imaginem a sua personagem preferida cair logo de cara, e assim todas teriam direito de conquistar o título, e não teria esse tal de fandom (que é pegar feitiche por uma personagem) que você falou em um tópico anterior.

    Se o ISML publicasse uma enquete pra ver se o público era a favor de mudanças, eu votaria que sim, sou totalmente a favor de possíveis mudanças nas regras do torneio. Dito e feito.

    Agora se quer preferir como está, porque não aumenta o número de participantes, 72 candidatas (36 em cada divisão) é pouquíssimo, muitas candidatas boas ficam de fora nas preliminares, coloquem algo em torno 100 candidatas (50 em cada divisão) em disputa de pontos corridos sem jogos do colar, e no post-session teríamos 32 candidatas, com as 16 melhores de cada divisão se cruzando, a 1° da Nova com a 16° da Stella, a 1° da Stella com a 16° da Nova, a 2°da Nova com a 15° da Stella, a 2/ Stella com 15° da Nova e assim por diante, pronto dito e feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jarno Saratt

      Concordo com a parte que muitas candidatas ficam de fora na fase preliminar, mas não seria pelo motivo de mostrar que não tem capacidade de disputar um torneio mais longo.

      Respeito sua preferencia e até entendo que ache a formula de mata-mata direto mais interessante, mas ainda bato na mesma decla de que sorteios "arrumados" tiram a legitimidade do torneio.

      E nestes torneios rápidos ai sim os fandom fazem a festa, novamente citando o caso de Saki no Anime Saimoe, pode até ser bom para quem goste este anime, mas para colocar 6 das oito candidatas na fase eliminatória como aconteceu em 2012 e já havia acontecido em 2010 é coisa de Fandom que está ali votando sem olhar a quem.

      Excluir